Seja bem vindo ao Encho de Papo, um podcast sobre criação de jogos significativos!
Eu sou o Encho Chagas e no décimo, e último episódio dessa temporada, episódio eu recebo Edgard Gouveia: arquiteto e urbanista, pós graduado em jogos cooperativos, fundador do Instituto Elos, da metodologia Óasis, do programa Guerreiros sem Armas, do Play the Call, e hoje transforma o mundo através da Jornada X.
0:00:00 – Apresentações 0:05:46 – O lúdico como uma ferramenta de mudança 0:11:19 – As crianças como o caminho para a mudança 0:22:48 – Play the Call: vivendo o jogo da mudança 0:32:10 – Mudar o mundo brincando com o Jornada X 0:48:47 – Como a pandemia impactou a Jornada X?
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Eu sou o Encho Chagas e no nono episódio eu recebo Carla Gabriela: também conhecida como oiCabie, é professora de literatura e antropologia, pesquisadora de gênero, e desenvolvedora de jogos independentes, como o recém lançado Bem Feito.
0:00:00 – Apresentações (Problemas no Audio) 0:09:50 – (Audio começa a funcionar normal) 0:12:22 – Fazendo jogos incríveis com ferramentas simples, como RPG Maker 0:27:49 – A(s) estética(s) pixel art 0:30:10 – Pokas Ideia, e o Augostinho Carrara Furry 0:35:47 – Homunculi, e a distopia capitalista 0:37:52 – Meta-jogo parte da experiência mesmo antes do início do jogo 0:40:18 – Desenvolvedores indies são livres para experimentar? 0:51:36 – Tem como financiar uma produção anticapitalista? 0:59:08 – Como a indústria mainstream se alimenta e toma conta do indie 1:08:37 – A estética indie e a pressão mercadológica sobre uma indústria estática 1:22:19 – Nostalgia: Digimon, Monster Rancher, Sailor Moon, Bucky 1:30:00 – Anime e temas fortes, e também problemáticos 1:40:44 – Critical Role e a cultura problemática entre jogadores de D&D 1:45:20 – O marasmo dos “simuladores” da indústria AAA 1:49:45 – Bethesda e a incapacidade dos AAA de oferecerem experiências únicas 1:59:34 – Empresas AAA contra a pirataria, pirateando o independente 2:03:55 – Dia da Visibilidade Trans, e uma mensagem da oiCabie
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Eu sou o Encho Chagas e no oitavo episódio eu recebo Pedro Paiva: professor de artes e desenvolvedor de jogos no blog Mais Ódio, Menos Playstation, e membro do podcast Ataque.
0:00:00 – Apresentações 0:06:00 – Começando a desenvolver jogos fora do interesse mercadológico 0:11:40 – Podcast Ataque e o fortalecimento da esquerda na cena de desenvolvimento 0:18:05 – Organizando os encontros do Peteca 0:34:08 – A dependência do dinheiro, e tentando fugir do capitalismo 0:49:38 – Os algoritmos e as redes 0:56:48 – Itch.io e as plataformas de mercado de jogos 1:04:00 – Acessibilidade de jogos a nivel popular 1:18:00 – O efeito da cena dos jogos revolucionários 1:23:10 – Cansaço do consumo de jogos AAA, experimentando jogos mais simples 1:29:30 – Trazendo o discurso revolucionário pra cena de desenvolvimento
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Eu sou o Encho Chagas e no sétimo episódio eu recebo João Brant e Lucas Mattos: as mentes por trás da Long Hat House, e jogos como Dandara e, meu preferido porque sou hipster, Magenta Arcade.
0:00:00 – Apresentações 0:01:42 – Nossos primeiros jogos 0:22:20 – Lidando com a cena “business” dos jogos 0:34:00 – Termos guarda-chuva para definir jogos em sub-grupos 0:40:10 – Desenvolvendo independente ou com publisher? 0:56:26 – O risco de trabalhar com jogos em um mundo capitalista 1:07:20 – Comércio de jogos mobile antes das app stores 1:14:12 – Trabalhando com múltiplas plataformas 1:23:55 – Design de comandos “ergonômicos” 1:36:05 – Estudo de game design 1:43:06 – O sonho de trabalhar com jogos, e a exploração do mercado 1:47:45 – Repensando estruturas de relações de trabalho 2:05:45 – Temáticas variadas em nossos jogos
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Eu sou o Encho Chagas e no sexto episódio eu recebo Marcelo La Carretta: professor no Curso de Jogos Digitais da PUC-MG, desenvolvedor de jogos pela Kiwi Jogos, e autor do livro Como Fazer Jogos de Tabuleiro – Manual Prático.
0:00:00 – Apresentações 0:02:06 – O curso superior de Jogos Digitais 0:10:28 – O lugar do estudo acadêmico de jogos 0:23:00 – Jogos simples versus a indústria, e até a percepção do gamer 0:35:20 – Importância da acessibilidade (pirataria) para a indústria 0:44:15 – Como convidar (e educar) novos desenvolvedores de jogos? 0:53:27 – Produzindo jogos simples, para se tornarem viáveis, na Kiwi Jogos 1:06:53 – Limitações como potencializadores de game design 1:14:55 – A mente imparável do game designer 1:21:10 – Jogos simples para aproximar mais pessoas dos jogos
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Eu sou o Encho Chagas e no quinto episódio eu recebo Luiz Falcão: designer, cenógrafo, pesquisador, e um dos fundadores do grupo Boi Voador e NpLarp, Núcleo de Pesquisa em Larp.
0:00:00 – Apresentações 0:03:24 – Formações diferentes definindo a perspectiva de cada desenvolvedor 0:11:12 – Do Live Action RPG ao Larp Nórdico 0:22:22 – A impacto dos Luizes no Laboratório de Jogos e na cena de RPG Indie 0:29:05 – O Larp como uma linguagem 0:38:06 – O impacto da contribuição coletiva no estudo da linguagem lúdica 0:46:35 – Projetos incríveis, mas que nos desgastam à exaustão 0:57:08 – A dificuldade de manter comunidades de discussão e experimentação teórica 1:03:30 – O toque como mecânica de jogo, oportunidade para espaços abusivos 1:09:00 – No Larp não existem ‘comandos’? As metatécnicas da comunidade do Larp 1:25:00 – O design do jogo vs como se joga de acordo com a comunidade 1:33:58 – Larps feitos para existirem uma única vez 1:36:02 – A organização e o registro dos estudos de uma “cena” de desenvolvimento 1:40:21 – Lidando com literatura teórica 1:46:00 – Jogos dependentes da habilidade de uma pessoa 1:50:20 – O legado da pandemia nas dinâmicas não presenciais 2:11:52 – Encerramento
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Eu sou o Encho Chagas e no quarto episódio eu recebo Eduardo Caetano: arquiteto e game designer de jogos de mesa, tanto narrativos como abstratos, e integrante do coletivo Secular Games!
0:00:00 – Apresentações 0:02:42 – Quando começamos a jogar jogos diferentões 0:13:30 – Como as mecânicas afetam a experiência de jogo 0:18:16 – A busca por um design de jogos que não está no mercado 0:28:40 – Estudo de game design e afastando do RPG 0:41:12 – Mercado de jogos abstratos e minimalistas 0:52:47 – A dificuldade de fazer jogos o sem fator aleatório 0:59:49 – Dinâmicas competitivas em jogos que deveriam ser cooperativos 1:15:11 – Escrevendo Larps 1:18:12 – Formatos não vendáveis: mini-jogos e protótipos experimentais 1:28:19 – A pira atual do Rolista Independente 1:34:21 – A ausência de intenção no game design comum 1:41:25 – A pira atual do Encho Indie Studio 1:50:58 – A mentalidade torta do gamer 1:58:57 – Criando jogos a partir do conhecimento comunitário 2:12:10 – Compromissos com nosso idealismo
Seja bem vindo ao Encho de Papo, um podcast em que conversamos sobre criação de jogos para mudar o mundo!
Eu sou o Encho Chagas e no terceiro episódio eu recebo Tiago Junges: escritor e autor independente de RPG, talvez um dos mais ativos e produtivos que conheço.
0:00:00 – Apresentações 0:02:17 – Desenvolvendo em casa produtos que chamam a atenção no mercado 0:05:55 – Como nossos privilégios nos permitiram sair na frente 0:12:37 – O que aconteceu após o boom do Indie RPG 0:19:30 – Os tubarões do RPG 0:21:57 – Comportamentos tóxicos da comunidade de RPG 0:33:37 – A comunidade do RPG Solo e suas criações ‘fora da caixinha’ 0:38:38 – RPGs Solo 0:53:00 – Como estudar tipos de jogos diferentes é benéfico ao game designer 0:59:40 – Como apresentar jogos fora do padrão 1:03:16 – Game design inovador não dá dinheiro, nem é o que o mercado quer 1:07:40 – “Quem lacra não lucra”? 1:10:38 – Autores de muitos temas e designs diferentes 1:24:32 – Gatunos e produções da Coisinha Verde 1:28:25 – Game design e psicologia (a continuar) 1:31:17 – Papos aleatórios de game design…
Seja bem vindo ao Encho de Papo, um podcast em que conversamos sobre criação de jogos para mudar o mundo!
Eu sou o Encho Chagas e no segundo episódio eu recebo Thiago Rosa: um cara fundamental na divulgação do RPG nacional, principalmente do desenvolvimento independente, e também game designer!
0:00:00 – Apresentações 0:04:28 – Como o RPGNoticias se destacava de outros sites de RPG 0:09:40 – O sonho da Nação dos Jogos 0:21:30 – Indie RPG Reboot? 0:28:13 – Escrevendo material novo para RPG 0:36:08 – O problema real do domínio do D&D no mercado de RPG 0:46:47 – A história da evolução mecânica de D&D 0:52:00 – Discutindo definições técnicas para descrever jogos 0:56:38 – Manias nonsense do RPGista brasileiro 1:01:53 – A motivação do GNS, e o debate do RPG Indie 1:09:11 – Do jogar RPG ao criar RPG 1:17:48 – Como decodificar os debates de game design para fomentar novos autores?
Seja bem vindo ao Encho de Papo, um podcast sobre criação de jogos significativos! Eu sou o Encho Chagas e no primeiro episódio eu recebo Jorge Valpaços: professor, historiador, e escritor, hoje desenvolvedor de jogos narrativos pelo Lampião Game Studio!
0:00:00 – Apresentações 0:08:35 – Idealismo em busca de uma produção de jogos ética 0:20:35 – As novas dificuldades em campanhas de financiamentos coletivo 0:26:56 – Game design independente vs expectativas de mercado 0:35:42 – Aprendendo a lidar com dinheiro de forma ética 0:53:18 – Jogo independente e as demandas de qualidade do mercado? 1:01:00 – Dificuldades para a visibilidade do jogo independente 1:09:35 – Ludologia como um campo do saber 1:23:13 – Domínio do discurso mercantil no debate teórico de jogos 1:42:25 – Questionando as expectativas do “gamer” 1:51:20 – Lições, jogo novo do Lampião Game Studio 2:16:42 – Mecânicas desalinhadas propositalmente e o meta jogo como design 2:22:20 – Muito além de apenas jogos de “contar histórias”